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Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
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Jony
jose
Dog
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Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Esta mota tira-me do sério
Triumph Tiger 800
A inglesa Triumph acaba de lançar a Tiger 800 e a Tiger 800 XC, dois novos modelos para fazer frente à BMW F 800 GS, já publicada pelo Blog do Luxo no mês de agosto de 2010, no lançamento da edição especial de 30 anos.
A nova Triumph Tiger 800 é uma bike para passeios em locais com piso regular, ideal para viagens ou até mesmo para o uso cotidiano. Sua posição de pilotagem com a coluna ereta e as regulagens de altura do guidão e do assento são características que fazem da Tiger 800 uma moto extremamente confortável.
Como equipamentos, a Tiger 800 conta com rodas em liga de alumínio com aro de 19” na dianteira e 17”na traseira, chave codificada com imobilizador e, opcionalmente, pode ser configurada com ABS, malas laterais e top box para viagens. Para maior proteção em alta velocidade, a Tiger 800 pode ser equipada com para-brisa maior, manoplas aquecidas e protetores de manoplas.
Já a Tiger 800 XC pode encarar aventuras mais radicais, pois conta com rodas raiadas em alumínio, com aro de 21” na dianteira e 17”na traseira. Além disso, vem equipada com pneus próprios para off-road. Sistema ABS, malas laterais e top box também são opcionais, assim como protetor de carter, lentes protetoras dos faróis e luzes de neblina de alta potência.
Os dois modelos contam com motor de 3 cilindros, 12 válvulas, DOHC e refrigeração líquida que gera 94 cv de potência e 79 Nm de torque máximo. O câmbio é de 6 marchas.
Cores disponíveis:
Tiger 800 – Crystal White, Phantom Black e Venon Yellow
Tiger 800 XC – Crystal White, Phantom Black e Intense Orange
Triumph Tiger 800 e 800 XC
Semelhanças e diferenças
Num mercado que nos primeiros dois meses do ano, registou quase 2.200 vendas nas duas rodas com motores acima de 50 cc, a Triumph coloca um novo modelo que declina em duas versões! Uma de estrada com vocação para “Trail” e uma outra, que podemos designar como “Trail” mas com vocação para a estrada. Esta ambivalência de utilizações define as diferenças entre as novas Tiger 800 e 800 XC.
No entanto, em relação à Tiger XC, a escolha de pneus e as suspensões, marcam toda a diferença. Do lado das semelhanças, estas começam no motor de três cilindros e 799 cc dotado de injecção de multiponto sequencial. Outro dos elementos partilhados é o quadro em aço e braço oscilante em alumínio, sendo de destacar a arquitectura deste último, que revela a vocação desta moto. Nas suspensões, a XC vem equipada com garfo invertido de 45 mm Ø e 220 mm de curso (é de 43 mm Ø 180 mm de curso na Tiger 800) enquanto outra das diferenças está no diâmetro das jantes na frente. Qualquer uma destas Tiger vem equipada com jante 17” na traseira, sendo a XC equipada com jante 21” em vez da 19” que encontramos na Tiger 800.
De regresso às semelhanças, a travagem está a cargo de discos, duplo na frente e simples atrás, sendo possível optar pela existência do ABS. Neste caso, o preço da Tiger 800 XC passa a 10.468 € em vez dos 9.756 € da versão que guiámos.
O vidro dianteiro e as protecções nos punhos, fazem parte do equipamento de série na Tiger XC, que concede duas afinações na posição do banco (845 ou 865 mm).
Com o intuito de personalizar a XC existe uma lista de acessórios, dentre os quais se destacam as malas laterais (676,91 €) o vidro mais alto e ajustável (143,18 €) a protecção de cárter (186,59 €) a protecção do motor (207,80 €) os punhos aquecidos (178,99 €) e as luzes de nevoeiro (311,67 €).
Aos comandos da 800 XC
Subir para a Tiger 800 XC não é tarefa fácil, em especial devido à existência das pegas laterais ao banco do pendura e mesmo com este na posição baixa, chegar ao chão exige altura de perna, que no nosso caso (1,80 m) não constituiu problema.
Com menos de um metro (865 mm) e protecção dos punhos, o guiador concede um bom apoio. O painel de instrumentos com velocímetro digital e indicador de relação engrenada, são alguns dos itens que tornam fácil a condução desta XC.
No tocante à posição para guiar, esta é uma daquelas motos que disponibiliza vários ajustes e são precisos uns quilómetros, até que se encontre a posição adequada. Em nossa opinião, essa posição fica sempre condicionada pelas cotas do banco e guiador que nos lembram mais as motos de Enduro, do que as de estrada... a que os pneus da XC estavam adaptados… e de que maneira.
Já com o motor a rugir, fomos à procura de uma das curiosidades em torno desta moto! Quando analisámos as características técnicas, ficámos a saber que o 799 cc debita no regime máximo 70 kW ou seja 95 cv/9.300 rpm para mexer com os 215 quilogramas da Tiger 800 XC. Todavia, quando fomos à procura do binário, constatámos que este é de 79 Nm às 7.850 rpm.
Face a estes dados, é verdade que o binário máximo se encontra a um regime elevado, mas a elasticidade do motor, o escalonamento da transmissão primária (caixa) e o binómio ciclística+motor, deixaram-nos deslumbrados. A tal ponto que achamos que esta é uma daquelas motos que curva melhor do que rola a direito! Ainda em relação ao motor, chegámos a deixar a velocidade chegar aos 28 km/h e em 6ª rodámos punho. Sem grandes ‘hesitações’ os três cilindros foram dando vida à Tiger XC e mais uma vez, ficámos muito agradados com as reprises e acelerações conseguidas. Acima dos 110 km/h gostámos menos da protecção aerodinâmica, percebendo que a estatura de quem vai aos comandos é relevante e que o vidro, tem um desempenho importante no conforto de rolamento.
Contudo, do que gostámos mesmo nesta moto foi o comportamento em curva! Um pouco a medo e por que se tratava de uma moto alta, começámos a curvar a baixas velocidades e rapidamente percebemos que a Tiger XC concede confiança a curvar, e uma grande parte dessa confiança advém do pneu 21 na frente e do 17 atrás. No entanto, o quadro e o desempenho das suspensões, levam-nos a classificar como bom o comportamento dinâmico. Por fim mas não menos importante, o comportamento da travagem é bom em termos de eficácia, mas em termos dinâmicos é demasiado exigente para os braços.
A eficácia e o curso das suspensões, concedem também um considerável ‘afundanço’ da frente, quando se exige o máximo dos discos dianteiros.
Gostámos Mais
Comportamento em curva
Acelerações e reprises
Travagem e suspensões
Binómio quadro+motor
Informação no painel
Gostámos Menos
Posição de condução
Eficiência aerodinâmica
fontes: http://www.comunicauto.pt e http://www.blogdoluxo.com
Triumph Tiger 800
A inglesa Triumph acaba de lançar a Tiger 800 e a Tiger 800 XC, dois novos modelos para fazer frente à BMW F 800 GS, já publicada pelo Blog do Luxo no mês de agosto de 2010, no lançamento da edição especial de 30 anos.
A nova Triumph Tiger 800 é uma bike para passeios em locais com piso regular, ideal para viagens ou até mesmo para o uso cotidiano. Sua posição de pilotagem com a coluna ereta e as regulagens de altura do guidão e do assento são características que fazem da Tiger 800 uma moto extremamente confortável.
Como equipamentos, a Tiger 800 conta com rodas em liga de alumínio com aro de 19” na dianteira e 17”na traseira, chave codificada com imobilizador e, opcionalmente, pode ser configurada com ABS, malas laterais e top box para viagens. Para maior proteção em alta velocidade, a Tiger 800 pode ser equipada com para-brisa maior, manoplas aquecidas e protetores de manoplas.
Já a Tiger 800 XC pode encarar aventuras mais radicais, pois conta com rodas raiadas em alumínio, com aro de 21” na dianteira e 17”na traseira. Além disso, vem equipada com pneus próprios para off-road. Sistema ABS, malas laterais e top box também são opcionais, assim como protetor de carter, lentes protetoras dos faróis e luzes de neblina de alta potência.
Os dois modelos contam com motor de 3 cilindros, 12 válvulas, DOHC e refrigeração líquida que gera 94 cv de potência e 79 Nm de torque máximo. O câmbio é de 6 marchas.
Cores disponíveis:
Tiger 800 – Crystal White, Phantom Black e Venon Yellow
Tiger 800 XC – Crystal White, Phantom Black e Intense Orange
Triumph Tiger 800 e 800 XC
Semelhanças e diferenças
Num mercado que nos primeiros dois meses do ano, registou quase 2.200 vendas nas duas rodas com motores acima de 50 cc, a Triumph coloca um novo modelo que declina em duas versões! Uma de estrada com vocação para “Trail” e uma outra, que podemos designar como “Trail” mas com vocação para a estrada. Esta ambivalência de utilizações define as diferenças entre as novas Tiger 800 e 800 XC.
No entanto, em relação à Tiger XC, a escolha de pneus e as suspensões, marcam toda a diferença. Do lado das semelhanças, estas começam no motor de três cilindros e 799 cc dotado de injecção de multiponto sequencial. Outro dos elementos partilhados é o quadro em aço e braço oscilante em alumínio, sendo de destacar a arquitectura deste último, que revela a vocação desta moto. Nas suspensões, a XC vem equipada com garfo invertido de 45 mm Ø e 220 mm de curso (é de 43 mm Ø 180 mm de curso na Tiger 800) enquanto outra das diferenças está no diâmetro das jantes na frente. Qualquer uma destas Tiger vem equipada com jante 17” na traseira, sendo a XC equipada com jante 21” em vez da 19” que encontramos na Tiger 800.
De regresso às semelhanças, a travagem está a cargo de discos, duplo na frente e simples atrás, sendo possível optar pela existência do ABS. Neste caso, o preço da Tiger 800 XC passa a 10.468 € em vez dos 9.756 € da versão que guiámos.
O vidro dianteiro e as protecções nos punhos, fazem parte do equipamento de série na Tiger XC, que concede duas afinações na posição do banco (845 ou 865 mm).
Com o intuito de personalizar a XC existe uma lista de acessórios, dentre os quais se destacam as malas laterais (676,91 €) o vidro mais alto e ajustável (143,18 €) a protecção de cárter (186,59 €) a protecção do motor (207,80 €) os punhos aquecidos (178,99 €) e as luzes de nevoeiro (311,67 €).
Aos comandos da 800 XC
Subir para a Tiger 800 XC não é tarefa fácil, em especial devido à existência das pegas laterais ao banco do pendura e mesmo com este na posição baixa, chegar ao chão exige altura de perna, que no nosso caso (1,80 m) não constituiu problema.
Com menos de um metro (865 mm) e protecção dos punhos, o guiador concede um bom apoio. O painel de instrumentos com velocímetro digital e indicador de relação engrenada, são alguns dos itens que tornam fácil a condução desta XC.
No tocante à posição para guiar, esta é uma daquelas motos que disponibiliza vários ajustes e são precisos uns quilómetros, até que se encontre a posição adequada. Em nossa opinião, essa posição fica sempre condicionada pelas cotas do banco e guiador que nos lembram mais as motos de Enduro, do que as de estrada... a que os pneus da XC estavam adaptados… e de que maneira.
Já com o motor a rugir, fomos à procura de uma das curiosidades em torno desta moto! Quando analisámos as características técnicas, ficámos a saber que o 799 cc debita no regime máximo 70 kW ou seja 95 cv/9.300 rpm para mexer com os 215 quilogramas da Tiger 800 XC. Todavia, quando fomos à procura do binário, constatámos que este é de 79 Nm às 7.850 rpm.
Face a estes dados, é verdade que o binário máximo se encontra a um regime elevado, mas a elasticidade do motor, o escalonamento da transmissão primária (caixa) e o binómio ciclística+motor, deixaram-nos deslumbrados. A tal ponto que achamos que esta é uma daquelas motos que curva melhor do que rola a direito! Ainda em relação ao motor, chegámos a deixar a velocidade chegar aos 28 km/h e em 6ª rodámos punho. Sem grandes ‘hesitações’ os três cilindros foram dando vida à Tiger XC e mais uma vez, ficámos muito agradados com as reprises e acelerações conseguidas. Acima dos 110 km/h gostámos menos da protecção aerodinâmica, percebendo que a estatura de quem vai aos comandos é relevante e que o vidro, tem um desempenho importante no conforto de rolamento.
Contudo, do que gostámos mesmo nesta moto foi o comportamento em curva! Um pouco a medo e por que se tratava de uma moto alta, começámos a curvar a baixas velocidades e rapidamente percebemos que a Tiger XC concede confiança a curvar, e uma grande parte dessa confiança advém do pneu 21 na frente e do 17 atrás. No entanto, o quadro e o desempenho das suspensões, levam-nos a classificar como bom o comportamento dinâmico. Por fim mas não menos importante, o comportamento da travagem é bom em termos de eficácia, mas em termos dinâmicos é demasiado exigente para os braços.
A eficácia e o curso das suspensões, concedem também um considerável ‘afundanço’ da frente, quando se exige o máximo dos discos dianteiros.
Gostámos Mais
Comportamento em curva
Acelerações e reprises
Travagem e suspensões
Binómio quadro+motor
Informação no painel
Gostámos Menos
Posição de condução
Eficiência aerodinâmica
fontes: http://www.comunicauto.pt e http://www.blogdoluxo.com
Última edição por Dog em Sex 27 Jan 2012 - 7:34, editado 2 vez(es)
Dog- Membro Prestige
- Comentários : One life...live it well.
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Ò Dog, é um modelo espetacular, já imaginas-te eu a passear na marginal de Sesimbra numa noite de calor!!!! aiai as amigas....:D
jose
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Com a fiabilidade que a Triumph tem o mais provável era ficares a pé empanado e fazer uma figura pra esquecer :D
Jony
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
LFerro escreveu:Esta é a mota do DOG, está-te mesmo no goto, nao é?:D
Ui ui deixa ver... quem sabe quando a Troika se for embora :D
Jony não entendo... Olha que sempre ouvi o contrario...
José... As amigas tinham de ter paciência só lá cabia uma atrás, as outras iam lá ter mais tarde ;)
Dog- Membro Prestige
- Comentários : One life...live it well.
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Pois é Dog
cada cabeça sua sentença...
Mas eu só falo do que conheço...
Há uns anos atrás a Triumph era representada por uma empresa chamada ABOL-MOTOS (fica na Rodrigues Sampaio) e um ex-colega meu de trabalho respondeu a um anuncio de oferta de emprego da mesma.
Hoje a Abol-Motos é apenas concessionário da marca entre outras, porque parece que os problemas eram tantos que largaram a marca de mão.
Nunca vinham peças a tempo e horas, pedia-se hoje e talvez daí a um mês as mesmas viessem. Então para poder resolver o problema do cliente fazia-se o mesmo que (dizem por aí) faz a EU-R, tira-se de moto nova e logo se resolve.
A situação ficou de tal modo insustentável que quase levou a Abol á falência.
Penso que também a Triumph tenha passado na altura por muitas dificuldades a nivel internacional.
As reclamações dos clientes eram tantas por "merdices" sem jeito nenhum que numa moto que custava (custa) bastante mais que as outras não eram admissiveis.
Enfim o meu colega só dizia " no que eu me fui meter " e logo que foi possivel saltou de lá pra fora.
Talvez hoje esteja melhor... não sei... experimenta e logo vês.:D
cada cabeça sua sentença...
Mas eu só falo do que conheço...
Há uns anos atrás a Triumph era representada por uma empresa chamada ABOL-MOTOS (fica na Rodrigues Sampaio) e um ex-colega meu de trabalho respondeu a um anuncio de oferta de emprego da mesma.
Hoje a Abol-Motos é apenas concessionário da marca entre outras, porque parece que os problemas eram tantos que largaram a marca de mão.
Nunca vinham peças a tempo e horas, pedia-se hoje e talvez daí a um mês as mesmas viessem. Então para poder resolver o problema do cliente fazia-se o mesmo que (dizem por aí) faz a EU-R, tira-se de moto nova e logo se resolve.
A situação ficou de tal modo insustentável que quase levou a Abol á falência.
Penso que também a Triumph tenha passado na altura por muitas dificuldades a nivel internacional.
As reclamações dos clientes eram tantas por "merdices" sem jeito nenhum que numa moto que custava (custa) bastante mais que as outras não eram admissiveis.
Enfim o meu colega só dizia " no que eu me fui meter " e logo que foi possivel saltou de lá pra fora.
Talvez hoje esteja melhor... não sei... experimenta e logo vês.:D
Jony
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Sim a história da falte de peças e dos problemas da assistência também conhecia e já são antigos, mas parece que as coisas agora já são diferentes, pelo que conheço e tenho ouvido já funciona normalmente, até porque a marca também deu um salto enorme em termos de fiabilidade e qualidade.
Atenção que esta 800 é para ser uma combatente directa da BMW GS800 e da Yamaha Tenéré... e olha que a nivel de valores fica bem mais em conta, que a BMW... Claro que BMW é BMW mas paga-se bem antes e durante....
Eu se pudesse tinha uma de cada :D
Mas quando puder logo escolho, é um conceito diferente das scooters e outra sensação.
Aguardemos ;)
Atenção que esta 800 é para ser uma combatente directa da BMW GS800 e da Yamaha Tenéré... e olha que a nivel de valores fica bem mais em conta, que a BMW... Claro que BMW é BMW mas paga-se bem antes e durante....
Eu se pudesse tinha uma de cada :D
Mas quando puder logo escolho, é um conceito diferente das scooters e outra sensação.
Aguardemos ;)
Dog- Membro Prestige
- Comentários : One life...live it well.
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Vejam lá este video...
Depois falamos. :D
http://www.motor-infos.tv/video-421-video-triumph-tiger-800-une-tigre-apprivoise.html
Quem não gosta???
Depois falamos. :D
http://www.motor-infos.tv/video-421-video-triumph-tiger-800-une-tigre-apprivoise.html
Quem não gosta???
Dog- Membro Prestige
- Comentários : One life...live it well.
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Já era boa, ficou ainda melhor...
Triumph tiger 800 XC - Eicma 2011
Hoje por coincidencia vim a "picar-me" com uma desde o Aqueduto até ao Campo Pequeno...
Claro que só a apanhava nos semáforos mas o raio da mota é mesmo linda...possas
ah mais uma coisa...
Para quem 800cc é pouco... tomem lá 1200cc... CUIDADO BMW
Tiger 1200 Explorer
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Triumph Tiger 1200 Explorer Launch Film
Triumph tiger 800 XC - Eicma 2011
Hoje por coincidencia vim a "picar-me" com uma desde o Aqueduto até ao Campo Pequeno...
Claro que só a apanhava nos semáforos mas o raio da mota é mesmo linda...possas
ah mais uma coisa...
Para quem 800cc é pouco... tomem lá 1200cc... CUIDADO BMW
Tiger 1200 Explorer
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Triumph Tiger 1200 Explorer Launch Film
Dog- Membro Prestige
- Comentários : One life...live it well.
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Bem cá vamos nós outra vez...
E como parece que sou eu é que estou apaixonado
Desta vez a Tiger foi à praia na Grécia
Números...
Potencia máxima: 95cv às 9.300rpm
Binário máximo: 79 Nm às 7.850 rpm
Caixa: 6 velocidades
Altura do assento: mínima 810mm (845mm XC)
Capacidade do depósito: 19 litros
Peso cheio: 210 Kg
0-100km/h - 3,37s
Velocidade Max 201 Km/h (GPS)
Preços (PVP):
Tiger 800: 8.695€ c/ABS 9.568€
Tiger 800 XC: 9.595€ c/ABS 10.584€
Mais info:
http://www.triumph-portugal.com/triumph-portugal/default.asp
E como parece que sou eu é que estou apaixonado
Desta vez a Tiger foi à praia na Grécia
Números...
Potencia máxima: 95cv às 9.300rpm
Binário máximo: 79 Nm às 7.850 rpm
Caixa: 6 velocidades
Altura do assento: mínima 810mm (845mm XC)
Capacidade do depósito: 19 litros
Peso cheio: 210 Kg
0-100km/h - 3,37s
Velocidade Max 201 Km/h (GPS)
Preços (PVP):
Tiger 800: 8.695€ c/ABS 9.568€
Tiger 800 XC: 9.595€ c/ABS 10.584€
Mais info:
http://www.triumph-portugal.com/triumph-portugal/default.asp
Dog- Membro Prestige
- Comentários : One life...live it well.
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
http://www.triumph-portugal.com/triumph-portugal/default.asp[/quote[/url]]Dog escreveu:Bem cá vamos nós outra vez...
E como parece que sou eu é que estou apaixonado
Desta vez a Tiger foi à praia na Grécia
Números...
Potencia máxima: 95cv às 9.300rpm
Binário máximo: 79 Nm às 7.850 rpm
Caixa: 6 velocidades
Altura do assento: mínima 810mm (845mm XC)
Capacidade do depósito: 19 litros
Peso cheio: 210 Kg
0-100km/h - 3,37s
Velocidade Max 201 Km/h (GPS)
Preços (PVP):
Tiger 800: 8.695€ c/ABS 9.568€
Tiger 800 XC: 9.595€ c/ABS 10.584€
Mais info:
[url=http://www.triumph-portugal.com/triumph-portugal/default.asp
Ó DOG, isso é que é sonhar com a moto, , às 5h23m da manhã, levantas-te da cama para ir colocar o post, isso anda mesmo mal, . Não tinhas mais nada que fazer a essa hora, vai lá vai, grande CROMO
Rui Pedro- Super Membro
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Estava a sonhar com ela
Dog- Membro Prestige
- Comentários : One life...live it well.
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Ora aqui fica o teste da nova Triumph Tiger Explorer 1200
http://www.motor-infos.tv/video-582-triumph-tiger-explorer-1200-baroudeuse-a-l-anglaise.html
Vou sonhar mais um pouco...
até já
http://www.motor-infos.tv/video-582-triumph-tiger-explorer-1200-baroudeuse-a-l-anglaise.html
Vou sonhar mais um pouco...
até já
Dog- Membro Prestige
- Comentários : One life...live it well.
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Dog escreveu:Ora aqui fica o teste da nova Triumph Tiger Explorer 1200
Linda linda... a GSA que se cuide!!!
smassa- Admin
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Estes preços estão desactualizados.Dog escreveu:Preços (PVP):
Tiger 800: 8.695€ c/ABS 9.568€
Tiger 800 XC: 9.595€ c/ABS 10.584€
Aqui ficam os novos:
Triumph TIGER 800 ABS - Preço base: 9711€
Triumph TIGER 800 XC ABS - Preço base: 10711€
Triumph TIGER 1050 ABS - Preço base: 12511€
Triumph TIGER 1050 SE ABS - Preço base: 13511€
Triumph TIGER EXPLORER 1200 ABS - Preço base: 15411€
Mais 350€ de documentação.
Fonte: http://www.triumph-lisboa.com/
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
Pois estão mas já são de há 2 anos.
Grande mota, vai sair versão nova em breve.
Grande mota, vai sair versão nova em breve.
PintodaCosta
Re: Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
PintodaCosta escreveu:Pois estão mas já são de há 2 anos.
Grande mota, vai sair versão nova em breve.
O post também é de 2012 estava actualizado na altura. Agora será mais uns euros certamente.
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